segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Aprenda como fazer bolsa étnica bordada

Começamos a semana com uma receita moderna e descolada. A bolsa étnica amarela é versátil e fica muito bem em produções casuais. Ela é produzida em ponto cruz e nó de macramé.

Os materiais você pode encontrar no Armarinho São José. Conheça a receita:

Materiais:

Material:Linha Anchor Mouliné (meada de 8m)
Materiais adicionais:Agulha  nº 22. 
Tecido na cor amarelo com 47cm x 86cm (bolsa), 30cm x30cm (fundo) e 10cm x 94cm (alça).Tecido para forro na cor amarelo com 47cm x 86cm (corpo) e 30cm x30cm (fundo). 
Manta acrílica com 45cm x 86cm (corpo), 30cm x 30cm (fundo) e 4cm x94cm (alça).
Linha Cadena para as costuras. 
12 ilhóses.
Máquina de costura.
Ferro de passar.

Pontos empregados no bordado: Ponto cruz e nó chato de macramé. 

Execução 
Centralize o étamine para a bolsa e inicie o bordado com o fio na cor 00403 seguindo o diagrama 1 para distribuição dos pontos. Repita o intervalo indicado na parte superior mais 9 vezes e intervalo indicado na parte inferior mais 12 vezes. Centralize o étamine para a alça e inicie o bordado com o fio na cor 00403 seguindo o diagrama 3 para distribuição dos pontos. Repita o intervalo indicado até o final da étamine. Cada quadrado no fundo do diagrama representa 1 ponto cruz feito sobre 1x1 bloco de fios do tecido. 
Montagem 

As medidas dos tecidos já respeitam uma margem de costura de 1cm. Para a bolsa, sobreponha a étamine bordada e a manta acrílica e passe um pesponto 2 cm acima do bordado da parte inferior. Una as laterais. Recorte um disco na étamine reservada para o fundo e na manta acrílica. Sobreponha a étamine e a manta acrílica e costure o fundo ao redor da parte inferior da bolsa. Reserve. Para o forro, una as laterais do corpo. Recorte um disco no tecido reservado para o fundo. Costure o fundo ao redor da parte inferior da bolsa. Reserve. Para a alça, dobre a étamine bordada ao meio, avesso com avesso, e vinque com o ferro de passar. Dobre 1cm de cada lado para o avesso e vinque com o ferro de passar. Encaixe a manta acrílica dentro da alça. Alinhave à mão para que os tecidos não deslizem durante a costura. Passe um pesponto à máquina nas laterais a 3mm das bordas. Vire 1cm da abertura da bolsa para o avesso e vinque com o ferro de passar. Faça o mesmo no forro. Coloque o forro dentro da bolsa. Encaixe as pontas da alça nas laterais entre a bolsa e o forro, alinhave à mão para que os tecidos não deslizem durante a costura. Passe um pesponto à máquina ao redor a 3mm da borda. Passe outro pesponto ao redor 2 cm abaixo da primeira costura. Aplique os ilhóses centralizados na borda de étamine distribuídos uniformemente. Faça o cordão de macramé acompanhando o passo-a-passo. Passe o cordão pelos ilhóses. Ao término do trabalho, passe a peça pelo avesso com o auxílio de um pano úmido.





Fonte da receita/imagens: Coatscrafts




1 comentários: