quinta-feira, 1 de outubro de 2015

5 Dicas de gestão para empreendedores do artesanato

Nessa postagem, vamos destacar 5 atitudes de gestão que ajudam a fortalecer sua empresa. Para logistas e pequenos empreendedores do artesanato, ter uma boa visão estratégica ajuda a garantir os primeiros anos do negócio no qual se escolheu investir. 

De acordo com uma reportagem recente da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, a cada 100 empresas abertas no Brasil, apenas 75 sobrevivem no primeiro ano. Por isso, ter boas informações pode ajudar a mudar essa estatística.

Confira as dicas para estimular a estabilidade do seu negócio e fugir dos perigos da crise:

1- Fuja da informalidade

Muitos acreditam que fugir dos impostos é uma boa estratégia. Porém, sem o CNPJ, sua empresa fica limitada. Não é possível obter maquinas de cartões de crédito, não é possível realizar empréstimos públicos para investimentos e criar uma conta bancária na condição de pessoa jurídica.

2- Separe despesas pessoais das empresariais

Misturar os dois rendimentos é um dos erros mais comuns, segundo a reportagem. O ideal é que o empreendedor reserve seu pró-labore e reinvista o restante do lucro na própria empresa, para que ela possa crescer.  

3- Saiba negociar

Uma boa estratégia, segundo a revista, é saber lidar com os fornecedores na hora de fechar negócio. Uma dica é conquistar descontos com pagamentos à vista. Assim, sobrará mais lucro para reinvestir na empresa.  

4- Conheça profundamente seu cliente

Estude as preferências e o perfil dos seus clientes. Assim, você terá as informações suficientes para criar produtos e serviços personalizados para atraí-los. 

5- Compartilhe sua ideia

Muitos têm medo de que os outros vão copiar as ideias e por isso não as expõem. Porém, conversar com outros empresários mais experientes pode ser uma boa alternativa para coletar informações. Pratique networking e aumente suas chances!


0 comentários: