quinta-feira, 1 de outubro de 2015

6 Dicas de tricô para iniciantes

Dedicamos essa postagem aos admiradores do tricô. Vamos abordar aqui algumas dicas simples para começar a produzir peças lindas com essa técnica.

1- Escolha da lã
Se você é iniciante, é natural que os primeiros pontos não fiquem uniformes. Por isso, para visualizar melhor seu trabalho, escolha cores claras. Os tons escuros só quando já tiver melhor domínio. Lãs finas são indicadas para acessórios, como luvas, meias e toucas. Lãs mais volumosas, são ideais para blusas e casacos. Porém,  vale lembrar que essa questão não é uma limitação e sim uma dica. Posteriormente, você poderá usar e abusar de diferentes tipos de lãs, dando asas à criatividade.

2 - Escolha da agulha

Os tipos disponíveis no mercado vão te ajudar a atingir seu objetivo. As agulhas tradicionais de plástico são ideais para iniciantes, porque são leves e ajuda a não perder os pontos.

Já as de alumínio, ajudam quem já tem um pouco mais de experiência, porque também é de fácil manuseio e permite que os pontos deslizem com maior facilidade durante o trabalho.

As agulhas de madeira ou bambu, são as intermediárias quanto à mobilidade dos pontos.

As agulhas que possuem uma das extremidades mais larga, ou as retas, são ideais para trabalhos planos. Já as agulhas circulares, são indicadas para golas, peças redondas ou em forma de tubo.

3 - Quais peças começar a produzir

Alguns tipos de peças ajudam quem é iniciante. São elas: cachecóis, estolas, coletes e golas. Por isso, uma dica é tentar começar por elas.

4 - Colocar os pontos na agulha

Esta etapa não é difícil, mas requer atenção. Confira no vídeo o exemplo:



5 - Pontos básicos: Tricô e Meia 

Com esses pontos, você vai longe no tricô. Eles são a base da técnica e permitem criar diversos modelos! Assista e conheça como fazer:





6 - Referência Vitória Quintal

Se você quer se aprofundar nesse universo, uma das principais referências na área é a professora Vitória Quintal. Ela atua há bastante tempo no tricô, divulga receitas na internet e também possui revistas exclusivas para os apaixonados por essa arte.

No vídeo abaixo, ela dá algumas dicas para iniciantes. Confira!



Fique ligado, que em breve voltaremos com mais orientações.
Sucesso!

Vídeos: Canal Clara Quintela
Foto: Círculo



0 comentários: