terça-feira, 24 de novembro de 2015

A importância de saber a sigla TEX no crochê


Durante a execução do trabalho manual, é comum acabar o novelo de linha de crochê e você ter que trocar no meio do trabalho. Se você optar por fazer a emenda da linha com outro novelo da mesma marca, modelo, cor e lote, provavelmente não ficará evidente a diferença entre os fios. Mas, se a intenção é mudar de modelo, cor, marca mas manter o peso da peça, por exemplo, uma informação será crucial no resultado do seu trabalho: a sigla TEX.

A sigla presente em todas as embalagens de linhas para crochê indica o peso do fio. É importante salientar que isso não está ligado à espessura da trama. De acordo com orientações da Círculo, um fio de algodão e um de viscose podem parecer ter a mesma espessura, por exemplo, mas o peso deles será diferente. Levando isso em consideração, deve-se observar: quanto maior for o número que acompanha a sigla TEX, mais pesado o fio é.

Essa informação pode ser muito útil na hora de decidir como será feita a combinação de fios numa peça e como substituir produtos semelhantes, por exemplo. Segundo a Círculo, a comparação do TEX deve ser feita somente com produtos que trazem a mesma composição, para uma análise mais precisa em sua peça.

Na prática, se você quiser fazer com a linha Cléa (TEX 147,5) uma peça com o peso da Anne (TEX 295), você precisará juntar dois fios de Cléa que, juntos, darão o mesmo valor do peso da Anne.

Gostou da dica?

Esperamos ter contribuído com seu trabalho!
Conte sempre conosco!


Texto: Armarinho São José.
Fotos: Círculo 

1 comentários: