segunda-feira, 11 de abril de 2016

Passo a passo: Cinto em Macramê com a linha Anchor Style it

O Dia das Mães está chegando e, por isso, hoje separamos uma dica para você presenteá-la com uma linda peça artesanal! Ela com certeza vai amar receber um mimo feito com carinho pelas suas mãos! A peça desse exemplo da Coats Corrente foi confeccionada com a técnica do Macramê com a linha  Anchor Style it. O fio está disponível em diversas cores no Armarinho São José. Acesse o site e encontre os seus tons preferidos!

Tamanho: aprox. 97 x 5 cm (sem as argolas nem a tira de amarrar) 
Material: Anchor Style it (tubo de 91 m), 1 tubo em cada uma das seguintescores: 08540 (roxo), 08529 (azul), 08621 (verde) e 08930 (matizado); 
Materiais adicionais: Ag. Tapestry Corrente Milward nº 24; Uma base para prender os fios e alfinetes, grampos, tachinhas ou fita adesiva;2 argolas de plástico de 2,5 cm de diâmetro cada uma.

Abreviaturas e pontos utilizados 
ag. – agulha; aprox. – aproximadamente; nd – nó duplo: cada nd é feito com 4 fios da linha, como mostra a ilustração. Dois dos fios seguem pelo centro do nó, indicados em cinza na ilustração, e os outros dois fios, um de cada lado, são usados para fazer o nó; nov. – novelo; trab. – trabalhe. 

Importante: os espaços entre nós e fios no esquema estão ampliados para facilitar a visualização da disposição dos nós e o sentido dos fios. Além do esquema, também use a foto como referência. 


Execução 

Corte 16 fios de 5,5 m cada um em cada uma das cores roxo, azul e verde e 8 fios de 5,5 m cada do fio matizado (= 56 fios). Faça novelinhos com os fios até 40 cm da ponta, para facilitar o trabalho e vá desenrolando-os conforme a peça progride. Separe os fios em grupos de 4 e disponha-os na ordem indicada no diagrama. Prendaos na base pelas pontas, alinhados, como preferir (com fita adesiva, grampo etc.) e comece fazendo a 1ª fileira de nós a 3 cm das pontas. Faça os nós um bem do lado do outro. A distância no diagrama serve apenas para mostrar o caminho seguido pelos fios. Note que nos nós em que há duas cores de fio, use os fios da cor do nó para fazer o nó e os fios da outra cor seguem por dentro, formando os fios guia. Trab. até ter 96,5 cm de comprimento ou até o comprimento desejado. Apare as pontas dos fios a 3 cm do começo e cirza para dentro dos nós. 

Montagem e acabamento 

Dobre 1,25 cm em cada extremidade para o avesso envolvendo uma argola e prenda com p. à mão. Se necessário, ajuste aqui a medida do cinto, puxando-o mais ou menos através da argola. 

Trança: corte 8 fios de 153 cm cada de cada uma das cores roxo, azul e verde e 9 fios mesclados (= total de 33 fios), separe em 3 grupos de 11 fios cada e faça uma trança. Dê um nó em cada extremidade e apare as pontas. Passe nas argolas, como se vê na foto.

Receita e imagens: Coats Corrente

0 comentários: