terça-feira, 5 de julho de 2016

O poder transformador do Artesanato

Olá pessoal, bom dia!

Dedicamos essa postagem a todos que dedicam seu tempo e talento ao artesanato. Aqui, você vai conferir algumas histórias de vida que recebemos e que, de certa forma, representam o caminho de muitos artesãos do Brasil.

Tudo começou assim: há poucos meses atrás, tínhamos postado aqui um texto a respeito de pesquisas científicas que mostram a influência positiva do artesanato para a saúde das pessoas. Nesta semana, resgatamos o tema com uma enquete na nossa fanpage do Facebook. Queríamos assim conhecer mais formas concretas e exemplos reais do poder transformador do artesanato na vida das pessoas.

Dessa forma, recebemos a participação das queridas artesãs que nos acompanham nas redes sociais e ficamos muito felizes de saber o quanto a arte manual pode realmente mudar a história das pessoas.

"Faço artesanato desde meus 8 anos, artesanato está no meu sangue. Perdi meu pai em novembro e foi Deus e o meu artesanato que me deram sustentação pra ficar de pé. Amo o que faço e faço com muito prazer", disse a artesã Fabiana Gonçalves Gomes.

"O artesanato foi por alguns anos minha fonte de renda,terapia,amizade...tudo de bom! Quando meu esposo faleceu há 11 anos, me dediquei ao artesanato pra poder criar meus 2 filhos e mais 4 enteadas..ensinei elas a fazer crochê e assim passávamos os dias....amoooo artesanato...faço crochê, tricô, pintura em tecido, patchwork, bordado com muito prazer e alegria !", contou a artesã Adriana Geraldo da Silva.

Confira outros depoimentos:

Adriana William Campos Tenho 39 anos e desde os 15 anos faço tricô, mas ele virou fonte de renda há pouco tempo. Quando trabalhava era um complemento no orçamento e hobby. Agora que sou dona de casa e tenho um filho eu ajudei meu marido há terminar a construção da barbearia dele.

Martinez Viviana Amo fazer artesanato!!!Me deixa tranquila e muito muito feliz.!!!!! Sei fazer crochê, pintar,bordar . Meu desejo e aprender mais coisas!!!!

Neiva Rodrigues O artesanato é pra mim tudo amo o que faço,e uma terapia adoro inventar modelos,já fico imaginando o modelo quando pego os novelos, faço tricô um pouco de crochê, e também pet aplique com pintura.

Eloisa Santos Quanto eu mais precisava o artesanato sustentou minha família e outra vez sustentou minha alma e me deu forças e coragem p sobreviver!

Carmen Costa Faço artesanato há muitos anos primeiro por amor e depois pra ajudar na renda mensal, já q estou aposentada e com problemas de saúde.

Michele Lempek Rosa Tinha vontade de aprender crochê ha muito tempo, aproveitei o final da gestação pra aprender e estou adorando! Me apaixonei por fazer tapetes, estou no terceiro já, e faz menos de um mês que aprendi!

Elaine Araújo na minha depressão, viajo com as peças a estou fazendo é bom d mais uma das relíquias q minha mãe me deixou AMO MTO

Elisangela Gabana Amo artesanato, faço tricô desde meus 9 anos, crochê, agora ajudo minha filha a fazer fuxicos, adoro tudo isso.

Claudia Moreira me ajuda de financeiramente; além de me fazer bem, me sentindo útil na criação. é muito gratificante vem alguém usando uma peça feita por você!

Cantinho Da Bel Mari Peroza amo desde que aprendi nunca mais fiquei sem fazer..isso já faz 40 anos....há algum tempo atras me ajudou a sair de uma depressão pós parto....e agora resolvi me dedicar mais e ano que vem montar meu atelier.

Andresa Corral Pinheiro Morais Ajuda em tudo transforma vidas eu amo não consigo passar um dia sem fazer, revigora e enche o coração de amor.


Teresinha Castro Martins Ajuda a me concentrar e meditar. Desde que aprendi estou sempre fazendo algo. Já ensinei outras pessoas, e continuo ensinando. Não é minha profissão mas as agulhas parecem fazer parte de mim. Quando acabo um trabalho começo outro, acabo chamando de "meus projetos".

Armarinho São José 

0 comentários: