segunda-feira, 16 de novembro de 2015

PAP: Luminária criativa em crochê

Neste 17 de novembro é comemorado o dia da criatividade, tanto exercitada pelos artesãos. Por isso, selecionamos uma receita da Pingouin diferente e divertida, para inspirar seus próximos trabalhos em crochê. A luminária pendente é charmosa e dá aquele toque especial que faltava à sua decoração. 
Vamos praticar?
Conheça a receita:
PONTOS EMPREGADOSCorrentinha (corr.)Ponto baixíssimo (p.bx.) – introduzir a ag., 1 laç., puxar o p. e passa-lo diretamente no p. da ag.. Ponto baixo (p.b.) – introduzir a ag., 1 laç., puxar o p. e com outra laç. rem. todos os p.. Ponto baixo em relevo no avesso – introduzir a ag. horizontalmente pelo avesso do p. da carr. anterior, 1 laç., puxar o p. e com outra laç. rem. todos os p.. Meio ponto alto (m.p.a.) – 1 laç., introduzir a ag., 1 laç., puxar o p. e com outra laç. rem. todos os p.. Ponto alto (p.a.) – 1 laç., introduzir a ag., laç., puxar o p., laç., rem. 2 p. e com outra laç. rem. todos os p.. Picô – 3 corr., 1 p.bx. laçando a 1ª corr..  Pontos fantasia – acompanhar os gráficos de 1 a 6.
EXECUÇÃOOBS: os trabalhos são feitos usando 2 fios da mesma cor juntos.
LUMINÁRIA AMARELA – Começar com 6 corr. e unir com 1 p.bx. para formar um anel., trabalhar ao redor do cordão uma carr. com 8 p.a., unir com p.bx. e continuar trabalhando carr. circulares de p.a. até atingir 100 cm de comprimento. Para formar o encaixe para o soquete, trabalhar do seguinte modo: 1ª carr. em p.a. aumentando 4 p. (12 p.); 2ª carr. em p.a. aumentando 4 p.(16 p.); 3ª carr. em p.a. aumentando 5 p. (21 p.); 4ª carr. em p.a. aumentando 15 p. (36 p.); 5ª, 6ª e 7ª carr. em p.a. (36 p.); 8ª carr. em p.a. aumentando 6 p. (42 p.). Rem. o fio. BABADOS: Usando a 1ª carr. do encaixe como base, prender o fio com p.bx. e trabalhar o GRÁFICO 1 ao redor. Após concluir a 2ª carr., rem. o fio. Usando a 3ª carr. do encaixe como base, prender o fio com p.bx. e trabalhar o GRÁFICO 2 ao redor. Após concluir a 5ª carr., rem. o fio. Usando a 6ª carr. do encaixe como base, prender o fio com p.bx. e trabalhar o GRÁFICO 3 ao redor. Após concluir a 5ª carr., rem. o fio.
LUMINÁRIA VERMELHA – Começar com 6 corr. e unir com 1 p.bx. para formar um anel., trabalhar ao redor do cordão uma carr. com 8 p.a., unir com p.bx. e continuar trabalhando carr. circulares de p.a. até atingir 130 cm de comprimento. Para formar o encaixe para o soquete, trabalhar do seguinte modo: 1ª carr. em p.a. aumentando 13 p. (21 p.) e continuar acompanhando o GRÁFICO 4 até a 4ª carr.. Rem. o fio. Prender o fio com p.bx. atrás do p.b. da 3ª carr. do GRAFICO 4 e trabalhar acompanhando o GRÁFICO 5. Após concluir a 7ª carr., rem. o fio. BABADOS: Prender o fio com p.bx. atrás do p.b. da 3ª carr. do GRÁFICO 5 e trabalhar o GRÁFICO 6 ao redor. Após concluir a 3ª carr., rem. o fio. Usando a 5ª carr. do GRÁFICO 5 como base, prender o fio com p.bx. e trabalhar o GRÁFICO 7 ao redor pulando 2 e 3 p.a. da base alternadamente. Após concluir a 3ª carr., rem. o fio.
MODO DE ARMARIntroduzir o cabo da luminária no tubo de crochê a partir do encaixe até que o soquete fique alinhado com a borda do crochê. Passar cola quente para fixar. Montar a outra peça da mesma forma. Colocar as 2 peças juntas com um desnível entre as luminárias. Dar uma volta nos cabos, como mostra a foto, e prender com pontos invisíveis.
Até a próxima!

2 comentários:

Unknown disse...

Este modelo de luminária foi lançada no Brasil pela designer Andrea Brackman.

Unknown disse...

lindo