quarta-feira, 26 de agosto de 2015

#reciclarepreciso - Entenda como os barbantes são reciclados

A reciclagem tornou-se fundamental nos dias de hoje. O processo que transforma o que iria para o lixo em novos produtos úteis passou a ser valorizado em virtude da constante preocupação com o ambiente, que será deixado para as gerações futuras. Pensando nisso, damos largada à #reciclarepreciso, uma campanha do Armarinho São José para dar visibilidade a ações que apoiam essa causa. 

Por esse motivo, nesta quarta-feira, destacamos a produção sustentável de barbantes. E, como referência na área, a EuroFios tem ganhado reconhecimento. A empresa, situada em Blumenau, passou a desenvolver em 2004 produtos resultantes de retalhos da indústria têxtil. Com o feito, a empresa ganhou o certificado da Ceatex Brasil - Programa Ambiental Têxtil

Como funciona: 

Para produzir os barbantes, a empresa recolhe os retalhos que sobram da indústria têxtil e separa-os para posterior tratamento. O passo seguinte é a recuperação das fibras dos tecidos, num processo que dispensa a utilização de produtos químicos e preza pela baixa emissão de carbono. Alguns fios, como o 'Trento' ainda não utilizam água na sua produção.
 Além disso, os barbantes resultantes da reciclagem também não passam por tingimento. De acordo com as informações divulgadas pela empresa, as cores dos fios são originárias dos próprios retalhos usados lá no início do processo. 


A iniciativa, portanto, vai ao encontro da Lei n°12.305/10 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O plano estabelece a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos sólidos e a destinação adequada dos rejeitos.


Gostou?

Vimos agora um exemplo de um produtor, mas todos nós podemos fazer um pouco. Nas edições seguintes, mostraremos alternativas para os artesãos de como reaproveitar os materiais e, assim, dar sua contribuição rumo a esse objetivo, que é de todos.

#reciclarepreciso

Fique ligado, acompanhe também nossos outros canais de comunicação (Facebook, Instagram e Twitter). Toda quarta-feira, publicaremos conteúdos com esse tema nessas plataformas. Por hoje, então, deixamos o convite: junte-se a nós!

Fonte das imagens: EuroFios

0 comentários: