segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Bata com motivos Charme


Essa receita é para os apaixonados por crochê! A bata toda trabalhada com motivos é ideal para os dias quentes e promete fazer sucesso na nova estação. 

Ela também fica linda quando usada como saída de praia. O modelo da foto foi produzido com o fio Charme, que você encontra no Armarinho São José. 

Ficou inspirado? Confira o modo de fazer:  

Material:

Ag. para crochê Círculo nº 3.

Ponto utilizado
Correntinha (corr.). Ponto baixíssimo (p.bxmo.): Introduza a ag., laç., puxe o p. e passe diretamente no p. da ag..Ponto baixo (p.b.): introduza a ag., laç., puxe o p. e com outra laç., rem. todos os p.. Meio ponto (m.p.): laç., introduza a ag., laç., puxe o p. laç., rem. todos os p..  Ponto alto (p.a.): laç., introduza a ag., laç., puxe o p. laç., rem., 2 p. e com outra laç., rem. todos os p.. Ponto alto duplo (p.a. duplo): 2 laç., introduza a ag.,  * laç., puxe o p. laç., rem., 2 p.* (2 v.) e com outra laç., rem. todos os p.. 

Franja em crochê: introduza a ag. no local indicado, dobre o fio ao meio, laç., puxe o fio e passe as pontas dentro da laç., puxe  as pontas do fio e solte (1 franja) repita quantas vezes for necessário. 

Motivo 1, 2, 3 e 3: siga o gráfico. Ponto de arcos: siga o gráfico. 

Acabamento decote: siga o gráfico.

Amostra – Cada motivo nº 1 mede 27 cm


Execução:

Frente e costas – São trabalhadas juntas e em motivos. 

Motivo 1 – Faça uma corr. de 8 p. feche em círculo e trabalhe seguindo o gráfico correspondente. Terminado o gráfico faça a toda volta uma carr. de p. b. e rem.. Faça 2 motivos iguais e deixe à espera. 

Motivo 2 – Faça uma corr. de 6 p. feche em círculo e trabalhe seguindo o gráfico correspondente. Terminado o gráfico rem.. Faça 3 motivos para cada manga, 3 motivos para a frente e 3 motivos para as costas. Unir os motivos entre si durante a última carr., seguindo o esquema de montagem. Deixe à espera. 

Motivo 3 – Faça uma corr. de 8 p. feche em círculo e trabalhe seguindo o gráfico correspondente. Terminado o gráfico rem.. Faça 12 motivos iguais para o corpo da blusa e 4 motivos para cada manga. Unir os motivos no corpo e nas mangas seguindo o esquema de montagem. 

Motivo 4 – Faça uma corr. de 8 p. feche em círculo e trabalhe seguindo o gráfico correspondente. Terminado o gráfico rem.. 
Faça 4 motivos iguais para o corpo e 6 motivos para o decote. 
Unir os motivos no corpo e no decote durante a última carr., seguindo o esquema de montagem. Terminado todos os motivos faça o p. de arcos para unir as duas partes da blusa. 
Faça o acabamento do decote seguindo o gráfico. 
Terminado o gráfico rem. Faça na borda inferior da blusa franjas em crochê com 2 fios juntos.

Tamanho – 38/40



2 comentários:

Unknown disse...

Achei maravilhosa....amo fazer croche!!!!!

Eula disse...

Gostaria de esclarecimentos sobre como o motivo núro 1 poderá medir 27 centímetros. No grafico ele termina com uma carreira de correntinhas e na bata dá pra ver que tem mais que 1 carreira de correntinhas e depois tem outras carreiras que não aparecem no gráfico. Seria possível esclarecer?