quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Conjunto Verão: Saia Longa e Top em Crochê

Com o fio Barroco N° 4 você pode criar lindas peças para o Verão! Inspire-se com a receita a seguir, que mostra como fazer um conjunto de saia e top em crochê. 

Material:

Agulha para tapeçaria; 
Papel vegetal; Lápis; 
Tecido para o forro; 


Tamanho - 38/40
Pontos utilizados – corr. – correntinha, p.bx. – ponto baixíssimo, p.b. – ponto baixo, p.a. – ponto alto, 2 p.a.f.j. – 2 pontos altos fechados juntos.
Abreviaturas – p.: ponto, nov.  - novelo, carr. – carreira, ag. - agulha, trab..: trabalhe ou trabalhando, diag. – diagrama, rep. – repetição. 




Execução: 

Transfira os moldes para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça. Observe as setas no esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho. 
Saia  – Use o fio Barroco Maxcolor na cor laranja e ag. de crochê de 4,0mm inicie a peça pelo cós trab. parte da frente e parte detrás de uma só vez. Trab. um cordão de 90cm em corr., 1 p.bx. para fechar o arco. Sobre este cordão trab. no p. fantasia (A) acompanhando o diag. 1 e o pts. de rep. por 25cm. Na carr. seguinte trab. no p. fantasia (B) acompanhando o diag. 2 e os pts. de rep. por 42cm. Na carr. seguinte trab. trab. no p. fantasia (A) acompanhando o diag. 1 e o pts. de rep. por 20cm. Na carr. seguinte trab. o bico de acabamento (A) acompanhando o diag. 3 e o p. de rep. Trab. em carr. circulares e feche cada carr. com p.bx. ou m.p.a. conforme as indicações dos diag. Como acabamento no cós da saia faça bico de acabamento (A) acompanhando o diag. 3 e o p. de rep.. Cordão  – Use o fio Barroco Maxcolor na cor laranja e ag. de crochê de 4,0mm e trab. um cordão de 120cm acompanhando o diag. 4 e o p. de rep.. Transpasse este cordão no cós da saia amarrando na parte da frente com um laço. Em cada ponta do cordão transpasse duas contas de murano. Use a própria saia para tirar o molde do forro. 

Bustiê – Bojo direito - Use o fio Barroco Maxcolor na cor laranja e ag. de crochê de 4,0mm inicie o motivo fazendo o anel mágico. 1ª carr.: 3 corr. com 1 p.a.f.j., *1 corr., 2 p.a.f.j.*, rep. de *a* por mais 8 (v.), 1 corr., 1 p.bx. para fechar a carr.. Da 2ª até a 16ª carr. continue seguindo o diag. 5. Da 1ª até a 6ª carr. trab. em carr. circulares e feche cada carr. com 1 p.bx.. Da 7ª até a 16ª trab. em carr. de ida e volta. Bojo esquerdo – igual ao direito. Montagem e acabamento – Use a ag. de tapeçaria e una os bojos pela parte central com pts. de alinhavo a mão. retorne para a e ag. de crochê de 4,0mm e trab. ao redor da peça o bico de acabamento (B) acompanhando o diag. 6 e o p. de rep.. Cordões  – Use o fio Barroco Maxcolor na cor laranja e ag. de crochê de 4,0mm e trab. nas laterais e parte superior de cada bojo o cordão de 50cm cada acompanhando o diag. 4 e o p. de rep.. Use o próprio bustiê para tirar o molde do forro. 

Artesã – Mariane Machado

0 comentários: