terça-feira, 29 de novembro de 2016

Vestido Clássico de Crochê para o Natal

A festa de Ano Novo está se aproximando. E você? Vai apostar no vermelho  para trazer muito Amor em 2019 ! Com a linha Cléa, você pode montar esse modelo clássico e elegante para essa data tão especial! 


Vamos lá? Mãos à obra! 

Material:


Pontos utilizados no crochê – corr. – correntinha, p.bx. – ponto baixíssimo, p.b. – ponto baixo, p.a. – ponto alto, p.a.d. – ponto alto duplo, p.a.t. – ponto alto triplo, 5 p.a.f.j. – 5 pontos altos fechados juntos.

Abreviaturas – p.: ponto, pts.: pontos,  nov.  - novelo, carr. – carreira, ag. - agulha, trab..: trabalhe ou trabalhando, diag. – diagrama, rep. - repita ou repetição, rem.; rematar.



Execução: 

Transfira os moldes para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça. Observe as setas no esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho.  

Vestido – Trab. a frente e costas de uma só vez. 

1ª etapa - Use o fio Cléa 5 na cor vermelho e a ag. de crochê de 1,5mm, inicie a peça pela  barra com um cordão de 96cm em corr., 1 p.bx. para fechar o arco. Trab. sobre este cordão no p. fantasia (A) acompanhando o diag. 1 e o p. de rep. da 1ª até a 18ª carr., rem. o fio e reserve a peça. 

2ª etapa - Use o fio Cléa 5 na cor vermelho e a ag. de crochê de 1,5mm,  trab. o entremeio representado na cor em azul no diag. 1. Inicie a peça com um cordão de 96cm em corr., 1 p.bx. para fechar o arco. Trab. sobre este cordão no p. fantasia (A) acompanhando o diag. 1 e o p. de rep. da 19ª até a 23ª carr.. Ao fazer a 23ª carr. desta etapa após a execução de cada 5 p.a.f.j., una este entremeio com p.bx. entre os arcos de corr. da 18ª carr. da peça feita sobre a 1ª etapa. 

3ª etapa – Una o fio no cordão de 96cm feito na 2ª etapa  e prossiga no p. fantasia (A) acompanhando o diag. 1 e o p. de rep. da  24ª até a 102ª carr.. Trab. em carr. circulares até atingir a altura da cava. Após a cava trab. frente e costas separadamente em carr. de ida e volta, siga o seu molde.  
Manga – 1ª etapa - Use o fio Use o fio Cléa 5 na cor vermelho e a ag. de crochê de 1,5mm, inicie a peça pela  barra com um cordão de 96cm em corr., 1 p.bx. para fechar o arco. Inicie a peça parte inferior com 1 cordão de 34cm em corr., sobre este cordão trab. no p. fantasia (B) acompanhando o diag. 2 representado em preto, o p. de rep. e o molde. À 15cm de comprimento desde o inicio rem. o fio. 

2ª etapa - Una o fio o fio Cléa 5 na cor vermelho no cordão inicial feito na 1ª etapa e trab. acompanhando o diag. 2 representado na cor em azul da 1ª até a 8ª carr.. Trab. em carr. de ida e volta. Faça a outra manga igual. 

Montagem e acabamento - Use a ag. de tapeçaria e o fio Cléa 5 na cor vermelho e una os ombros (10cm), costure as mangas ao redor das cavas e feche a parte inferior das mangas (5cm). Retorne para a ag. de crochê de 1,5mm e trab. ao redor da barra como bico de acabamento (A) acompanhando o diag. 3 e o p. de rep. da 1ª até a 6ª carr.. Trab. ao redor do decote mangas o bico de acabamento (B) acompanhando o diag. 4 e o p. de rep.. Trab. em carr. circulares e feche cada carr. com 1 p.bx. ou p.a. conforme a indicação do diag.. Use o próprio vestido para tirar o molde do forro. 

Artesã: Ateliê Círculo

0 comentários: