terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Porta Garrafa e Pochete em Crochê com Pingouin Balloon

Agora você já pode encontrar o Fio Balloon da Pingouin no Armarinho São José. O fio tem ganhado espaço entre os artesãos pela textura macia, variedade de cores e versatilidade. Com ele, você pode fazer amigurumis, acessórios, roupas e muito mais! 


Medidas: 10 cm largura x 22 cm de altura

Pontos Empregados e Abreviaturas
ag. = agulha(s);
aum. = 2 p.b. no mesmo p.
carr. = carreira(s);
corr. = correntinha(s);
p. = ponto(s);
p.b.r.t. = p. baixo em relevo por trás;
p.b. = p. baixo;
trab. = trabalhe; 
*...* = repita de *a*

Execução

Iniciando pelo fundo: Com a cor Rosa Barbie faça um anel mágico e trabalhe de forma espiral marcando o início das carreiras para facilitar:
1ª carr.: 6 p.b. no anel (6 p.)
2ª carr.: 1 aum. em cada p. (12 p.)
3ª carr.: *1 p.b., 1 aum.* (18 p.)
4ª carr.: *2 p.b., 1 aum.* (24 p.)
5ª carr.: *3 p.b., 1 aum.* (30 p.)
6ª carr.: *4 p.b., 1 aum.* (36 p.)
7ª carr.: *8 p.b., 1 aum.* (40 p.)
8ª carr.: trab. em p.b.r.t. (40 p.)
Continue o trabalho em p. baixo seguindo o gráfico utilizando a técnica de fio conduzido como no exemplo a seguir:
Trabalhe a cor A até o penúltimo ponto antes da troca, introduza a agulha no último ponto puxe o fio da cor A e feche o p.b. com a cor B, siga com a cor B deixando o fio da cor A por dentro dos p.b. até o penúltimo ponto, no último ponto faça a troca da mesma forma que a anterior e conduza o fio de cor B por dentro dos p.b.. Siga assim acompanhando o gráfico de forma espiral.

 Alça: com a cor Surf faça 1,20 m de correntinhas e continue em p. baixíssimo em todas as carreiras alternando as cores do seguinte modo: 1 carr. na cor Rosa Barbie, 1 carr. na cor Naranja, e termine com 1 carr. na cor Surf. Arremate e prenda no porta-garrafa.

Por Rosely Biolada para Ateliê Pingouin

Pochete
Por Marcia Argentim para Ateliê Pingouin

Material:

Amostra de Tensão de Ponto
25 m.p.a.= 10 cm com Bella Fashion

Pontos Empregados e Abreviaturas
ag. = agulha(s);
aum. = 2 p.b. no mesmo p.
carr. = carreira(s);
corr. = correntinha(s);
m.p.a. = meio p. alto
p. = ponto(s);
p.b. = p. baixo;
p.bx. = p. baixíssimo
trab. = trabalhe; 
*...* = repita de *a*

Execução

Para facilitar a montagem coloque um pedaço de fio de cor contrastante nos lugares indicados como marcador no decorrer da receita.

Fundo e aba superior: Com a cor Fonte faça 60 correntinhas e trabalhe em m.p.a. em carreiras de ida e volta (marque o meio do trabalho na primeira carreira), diminuindo 1 p. de cada lado em todas as carreiras. A 7 cm de altura arremate, (marque o meio do trabalho na última carreira). Faça outro igual. Reserve as duas peças.

Parte de trás: com a cor Jerimum faça 30 correntinhas e trabalhe em m.p.a. em carreiras de ida e volta por 10 cm (marque o meio do trabalho na primeira carreira), formando um retângulo e arremate (marque o meio do trabalho na última carreira).
Laterais: com a cor Fucsia levante 24 pontos no lado menor da parte de trás e trabalhe em m.p.a. por 4 cm. Continue o trabalho diminuindo 1 p. de cada lado por mais 5 cm, marque com fio de outra cor a 6 cm do início) e arremate.
Faça o mesmo na outra lateral.

Parte da Frente: iniciando com a cor Fonte faça 40 correntinhas e trabalhe em m.p.a. em carreiras de ida e volta (marque o meio do trabalho na primeira carreira) seguindo o gráfico utilizando a técnica de fio conduzido como no exemplo a seguir:
Trabalhe a cor A até o penúltimo ponto antes da troca, dê a laçada na agulha, introduza a agulha no último ponto, puxe o fio da cor A e feche o m.p.a. com a cor B, siga com a cor B deixando o fio da cor A por dentro dos próximos m.p.a. até o penúltimo ponto, no último ponto faça a troca da mesma forma que a anterior e conduza o fio de cor B por dentro dos próximos m.p.a..
Siga dessa maneira acompanhando o gráfico até o final e arremate (marque o meio do trabalho na última carreira).

Com a cor Jerimum contorne a peça com 1 carr. de p.b. e arremate.
Laterais: com a cor Fucsia levante 24 pontos na lateral menor e trabalhe em m.p.a. por 4 cm. Continue o trabalho diminuindo 1 p. de cada lado por mais 5 cm, marque com fio de outra cor a 6 cm do início e arremate.

Montagem:
A união das partes é feita com a cor Fucsia em p.bx. pelo direito.
Usando as marcações como guia e seguindo o esquema, una a parte de trás, fundo, aba e frente. Una as laterais. Prenda o zíper com pequenos pontos.

Cinto: Una o fio Fucsia numa das laterais e trabalhe em carreiras de ida e volta em m.p.a. fazendo 1 diminuição de cada lado até obter a largura da fivela se for necessário. Trabalhe pelo comprimento desejado. Faça o mesmo do outro lado. Prenda a fivela com pequenos pontos.

0 comentários: