terça-feira, 1 de junho de 2021

Blusa de Tricô de Inverno com Fio Barroco Maxcolor

Você sabia que é possível fazer lindas peças de vestuário com o Fio Barroco? O Fio da Círculo é amplamente usado na produção de peças de crochê para decoração, mas ele também proporciona ótimos resultados em peças de moda, feitas tanto no tricô, quanto no crochê. 

No passo a passo a seguir, você confere um exemplo. Estamos falando dessa linda Blusa de Tricô de Inverno, tecida em Tricô com o Fio Barroco Maxcolor

Acesse o Armarinho São José clicando aqui e garanta seus Fios, Agulhas e todos Materiais. 

Materiais:

4 Novelos de Barroco Maxcolor 4/4 (200g) – Cor: 8212 (cromado);

Ag. para tricô Círculo 5,0mm;

Ag. para trança Círculo;

Ag. para tapeçaria Círculo;

Papel vegetal; Lápis; Tesoura; Fita métrica.



Gráficos aqui


EXECUÇÃO

Tamanho: 42

Abreviaturas:
Acomp.: acompanhando, ag.: agulha, altern.: alternadamente, aum.: aumente ou aumentos, carr.: carreira, comp.: comprimento, cont.: continuidade, diag.: diagrama, dim.: diminuindo, dir.: direita, esq.: esquerda, j.: juntos, laç.: laçada,  m.: meia, nov.: novelo, p.: ponto, pts.: pontos, rep.: repetição ou repetições, rem.: rematar, seg.: seguinte, t.: tricô, trab.: trabalho, tric.: tricote, v.: vez ou vezes.

Pontos utilizados no tricô:
Barra 2/2: siga o diag. 1; p. fantasia (A): siga o diag. 2, p. fantasia (B): siga o diag. 3, p. fantasia (C): siga o diag. 4.

Amostra:
Um quadrado de 10cm em p. fantasia (C – diag. 4), na ag. de tricô 5,0mm = 16 pts. x 16 carr..

 

Execução:

Transfira os moldes para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça. Observe as setas no esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho.

Costas:
Use o fio Barroco Maxcolor  na cor cromado e monte 78 pts. na ag. de tricô de  5,0mm, inicie pela barra 2/2 acomp. o diag. 1 e os pts. de rep. por (7cm). Ao  fazer a última carr. do p. barra 2/2 aum. altern. 12 pts., total 90 pts.. Na carr. seg. prossiga no p. fantasia (A) acomp. o diag. 2 e os pts. de rep.. À 32cm de comp. dê início às cavas, dim. de cada lado 4 pts. (1 v.), total de 88 pts..  À 49cm de comp. do início rem. todos os pts. e reserve a peça.

Frente:
Use o fio Barroco Maxcolor  na cor cromado e monte 78 pts. na ag. de tricô de  5,0mm, inicie pela barra 2/2 acomp. o diag. 1 e os pts. de rep. por (7cm). Ao  fazer a última carr. do p. barra 2/2 aum. altern. 12 pts., total 90 pts.. Na carr. seg. prossiga no p. fantasia (A) acomp. o diag. 2 e os pts. de rep.. À 32cm de comp. dê início às cavas, dim. de cada lado 4 pts. (1 v.), total de 88 pts..  À 43cm de comp. dê início ao decote, rem. os 26 pts. centrais e tric. sobre os 31 pts. de cada lado separadamente, dim. do lado do decote à cada 2 carr. 3 pts. (1 v.), 2 pts. (1 v.) e 1 p. (1 v.).  À 49cm de comp. do início rem. os 25 pts. de cada ombro e reserve a peça.

Manga:
Use o fio Barroco Maxcolor  na cor cromado e monte 34 pts. na ag. de tricô de  5,0mm, inicie pelo punho em barra 2/2 acomp. o diag. 1 e os pts. de rep. por (6cm). Ao  fazer a última carr. do p. barra 2/2 aum. 1 p., total 35 pts.. Na carr. seg. prossiga no p. fantasia (A) acomp. o diag. 2 e os pts. de rep. por (15cm).  Logo no início do p. fantasia (A) dê início aos aum. nas laterais da peça à cada 2 carr. aum. 1 p. (7 v.), total de 49 pts. Prossiga a peça no p. fantasia (B)  acomp. o diag. 3 e os pts. de rep.. À 46cm de comp. do início  forme a parte arredondada da manga dim. de cada lado à cada 2 carr. 4 pts. (1 v.) e 2 pts. (5 v.). À 55cm de comp. do início rem. os 21 pts. restantes da ag.. Faça a outra manga igual e reserve-as.

Montagem e acabamentos:
Use a ag. de tapeçaria e o fio Barroco Maxcolor  na cor cromado, feche o ombro esq. (15cm), deixe o ombro dir. aberto para facilitar a execução da gola.

Gola:
Levante ao redor do decote 100 pts. na ag. de tricô de 5,0mm e tric. em p. de barra 2/2 acomp. o diag. 1 e os pts. de rep.. À 3cm de comp. do início rem. todos os pts., deixando uma sobra do fio de aprox. (50cm). Transpasse este fio na ag. de tapeçaria feche a gola (3cm) e o ombro dir. (15cm). Gola avulsa (1ª etapa): Use o fio Barroco Maxcolor  na cor cromado e monte 42 pts. na ag. de tricô de  5,0mm, tricô no p. fantasia (C) acomp. o diag. 4 e os pts. de rep.. À 100cm de comp. do início rem. todos os pts., deixando uma sobra do fio de aprox. (50cm). 2ª etapa: Transpasse este fio na ag. de tapeçaria feche a gola costurando as laterais (26cm).

 

Artesã: Gorete Andrade (1628)

Receita e imagens: Círculo

0 comentários: