sexta-feira, 26 de maio de 2023

Amigurumi: O que é, qual o significado e como fazer!

O que é amigurumi? 

Amigurumi é uma técnica de crochê que consiste em criar pequenos bonecos e objetos tridimensionais usando fios e agulhas.

Os amigurumis são conhecidos por sua aparência fofa e encantadora, com seus olhinhos expressivos, formas arredondadas e detalhes delicados. Eles podem representar animais, personagens de desenhos animados, alimentos, objetos e muito mais. A imaginação é o limite!

Para criar amigurumis, são utilizadas agulhas de crochê ou tricô, fios específicos para essa técnica e enchimento, como fibra de poliéster. O processo envolve a criação de várias partes do amigurumi, como cabeça, corpo, braços e pernas, que são posteriormente costuradas e preenchidas para dar forma ao boneco.

Uma das vantagens do amigurumi é a sua versatilidade. Com essa técnica, é possível personalizar cada detalhe do seu boneco, desde a cor do fio até os acessórios e expressões faciais. Além disso, é um ótimo projeto para iniciantes no crochê ou tricô, pois permite praticar diferentes pontos e técnicas de forma divertida.

Os amigurumis são muito populares entre os artesãos, pois são perfeitos para presentear, decorar ambientes e até mesmo criar uma coleção única de bonecos. Além disso, eles despertam a criatividade e proporcionam momentos relaxantes e terapêuticos durante o processo de confecção.

No Armarinho São José, você encontra uma variedade de fios, agulhas e acessórios ideais para a prática do amigurumi.

O que significa amigurumi ?

A palavra "amigurumi" vem da junção de duas palavras japonesas: "ami", que significa tricô ou crochê, e "nuigurumi", que significa bicho de pelúcia. Juntas, essas palavras representam a arte de criar bichinhos de pelúcia feitos à mão, utilizando a técnica do crochê.
 

Passo a passo de como fazer seu amigurumi

Neste passo a passo, vamos te guiar por cada etapa para você fazer o seu próprio amigurumi do zero. Desde a escolha dos materiais até os pontos básicos de crochê, você vai aprender todas as dicas e truques para criar um boneco único e cheio de personalidade. Vamos começar essa jornada de fios, agulhas e criatividade, para que você possa desfrutar de horas de diversão e satisfação ao criar o seu próprio amigurumi. Pegue suas agulhas, escolha suas cores favoritas de fios e vamos começar a fazer esses adoráveis bonecos juntos!

Clique nas imagens para conferir as receitas!

 Receita Amigurumi Dinossauro com Euroroma

  

Receita Coelha da Páscoa Amigurumi 

 

Principais materiais necessários para confecção das receitas

Se você está começando a se aventurar no mundo dos amigurumis, é importante conhecer os principais materiais que irão te acompanhar nessa jornada criativa. Para criar esses encantadores bonecos de crochê, você vai precisar de alguns itens essenciais. Vamos conhecê-los! 

Agulha de Crochê 

No Armarinho São José, você encontra diversidade de agulhas de crochê para seus amigurumis! Diferentes espessuras, marcas e modelos para você escolher a que melhor combina com seu trabalho. Modelos nacionais e importados a sua disposição! 

Linhas para Amigurumi

 Fios especializados fazem toda a diferença na qualidade do resultado final de uma peça de amigurumi. No armarinho São José, você encontra Linhas de algodão e acrílico, próprias para garantir a resistência e o conforto ao toque dessas peças. 

Diversidade de cores para dar asas a sua criatividade! 

Acesse o departamento de Linhas para Amigurumi do Armarinho São José clicando aqui! 


Enchimentos para Amigurumis

As fibras siliconadas e mantas acrílicas literalmente enchem de fofura os bichinhos de crochê tecidos manualmente. 
No Armarinho São José, você encontra diversos modelos e tamanhos de enchimentos! Para trabalhos pequenos e também para peças grandiosas você encontrará opções! 
 
 

Os focinhos para amigurumis dão um toque todo especial no acabamento de peças que representam animais. Podem ser aplicados manualmente ou com a ajuda de aplicadores específicos, que você também encontra no Armarinho São José. 
 
Os focinhos possuem travas de segurança, para que o amigurumi possa ser manuseado por crianças depois de pronto. 
 


Apostilas e Livros de Amigurumi

Você pode aprender a confeccionar modelos de amigurumis do início ao fim com a ajuda de apostilas e livros de receitas. 
No Armarinho São José, você encontra publicações nacionais e importadas, com passo a passos fotografados, ricos em detalhes e informações.


 Os Olhos para Amigurumi dão expressão aos bonecos, trazendo também mais cor e vida aos projetos. 
No Armarinho São José, além dos olhos, você também encontra acessórios como cílios para amigurumis e óculos! São detalhes que enriquecem o resultado final e valorizam a peça. 
 
 
 

Como lavar seu amigurumi da maneira correta

 A lavagem correta do amigurumi é fundamental para garantir a manutenção da qualidade da peça e da sua durabilidade. 
Ao lavar seu amigurumi, use um sabonete neutro e água. Nunca utilize alvejantes e outros produtos que poderão danificar a cor e a textura da peça. 
Massageie suavemente o amigurumi molhado com o sabão neutro. Enxágue. Seque à sombra. Você pode tirar o excesso de água com uma toalha. Nunca torça o amigurumi, nem pendure no varal, pois isso causará a deformação da peça. 
Veja o exemplo da artesã Karla Barbosa! 
 

3 comentários:

Rainhamigurumis disse...

Ótimas informações sobre Amigurumi, todas no mesmo lugar.
Parabéns Círculo!

Luciana Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciana Marques disse...

Gostei muito do texto explicativo sobre o Amigurumi.Muito bem elaborado e esclarecedor. Ato muito importante para um conhecimento mais aprofundado. Parabéns Armarinhos São José.