Tricotar um gorro é uma das habilidades mais básicas para quem está iniciando no mundo do tricô. Além de ser uma peça útil e versátil, o gorro pode ser personalizado de diversas maneiras, com diferentes pontos, cores e acabamentos. Se você é um iniciante no tricô e deseja aprender como fazer um gorro, este post é para você.
Antes de começar, é importante escolher o fio e a agulha adequados para o seu projeto. Opte por um fio grosso e macio, que é fácil de trabalhar e proporciona um resultado quentinho e confortável. Quanto à agulha, escolha uma que seja adequada para o tamanho do fio escolhido.
Passo a passo:
MATERIAIS
Agulha para tricô Círculo nº 5,5mm;
Agulha para tapeçaria Círculo;
Agulha para trança Círculo;
Papel vegetal; Lápis; Tesoura.
EXECUÇÃO
Abreviaturas: p.: ponto, pts.: pontos, j.: juntos, v.: vezes, laç..: laçada, m.: meia, t.: tricô, tric.: tricote, rep.: repetição, repetições, carr.: carreira, ag.: agulha, dim.: diminuições, diag.: diagrama.
Pontos utilizados: Cordões de tricô: todas as carr. em m. ou em t. OBS: (cada cordão de tricô corresponde a 2 carr. tric.), ponto fantasia: siga o diag. 1 (com pts. variados A, B e C). Acabamentos: pompom: siga as ilustrações (fig. 1, 2, 3 e 4).
Amostra - Um quadrado de 10cm no p. meia na ag. de 5,5mm = 18 pts. x 20 carr..(ponto meia: direito em m., avesso em t..
Execução: Transfira os moldes para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça. Observe as setas no esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho.
Cachecol: Use o fio Batik na cor mescla, inicie a peça pela parte inferior. Monte 42 pts. na ag. de tricô 5,5mm, tric. 3 cordões de tricô, na carr. seguinte prossiga a peça no p. fantasia (diag. 1) da seguinte maneira: 3 pts. de borda (cordões de tricô), 4 pts. (B), 3 pts. (A), 22 pts. (C), 3 pts. (A), 4 pts. (B) e 3 pts. de borda (cordões de tricô). À 168cm de comprimento desde o início finalize a peça com 3 cordões de tricô. Rem. todos os pts. Gorro: Use o fio Batik na cor mescla, inicie a peça pela parte inferior. Monte 78 pts. na ag. de tricô 5,5mm, tric. a peça no p. fantasia (diag. 1) da seguinte maneira: 3 pts. (A), 4 pts. (B), 3 pts. (A), 22 pts. (C), 3 pts. (A), 4 pts. (B), 3 pts. (A), 4 pts. (B), 3 pts. (A), 22 pts. (C), 3 pts. (A), 4 pts. (B). À 26cm de comprimento desde o início inicie as dim.. tric. pelo direito da peça em toda a carr. 2 pts.j. em m. por 39 (v.), totalizando na ag. 39 pts. Na carr. seguinte avesso da peça faça outra dim., tric. em toda a carr. 2 pts.j. em t. por 19 (v.), 1 t., totalizando na ag. 20 pts.. Agora corte o fio com aproximadamente 80cm, transpasse os 20 pts. da ag. de tricô na ag. de tapeçaria e faça um franzido. Feche a lateral do gorro e no topo do gorro prenda o pompom. Pompom: Faça dois pompons como se apresenta na ilustração. Transpasse o cordão torcido na carr. de passa-fitas, e nas pontas do cordão prenda os pompons.
Artesã: Ateliê Círculo (1686)
Por fim, é hora de fazer o acabamento do gorro. Você pode optar por deixar o gorro simples, sem nenhum detalhe, ou adicionar pompons, franjas ou até mesmo uma dobra na borda. Solte a sua criatividade e crie um gorro único e personalizado.
Na loja do Armarinho São José, você encontra uma ampla variedade de fios e agulhas para tricô, além de acessórios para complementar seus projetos. Visite o nosso site e confira todas as opções disponíveis.
0 comentários:
Postar um comentário