terça-feira, 2 de maio de 2023

Os 10 Pontos Básicos de Crochê que Todo Iniciante Deve Conhecer

O crochê é uma técnica artesanal que consiste em trabalhar fios com uma agulha especial para criar peças variadas, desde roupas e acessórios até itens de decoração. Se você é um iniciante no crochê, é fundamental começar pelos pontos básicos para entender a técnica e desenvolver suas habilidades. Neste post, apresentamos os 10 pontos básicos de crochê que todo iniciante deve conhecer. Confira!
 

1. Correntinha (corr)

A correntinha é o ponto mais básico do crochê. Ele é usado como base para outros pontos e para dar forma à peça. Para fazer a correntinha, basta fazer um nó deslizante e passar o fio pelo buraco, formando a corrente.
 

2. Ponto baixo (pb)

O ponto baixo é um ponto simples e rápido de ser feito. Ele é usado para criar superfícies uniformes e lisas em uma peça de crochê. Para fazê-lo, insira a agulha em uma correntinha ou ponto anterior, puxe o fio e faça uma laçada. Depois, puxe o fio novamente, formando uma alça e passe a agulha nas duas alças de uma vez.
 

3. Ponto alto (pa)

O ponto alto é um ponto mais alto e solto que o ponto baixo. Ele é usado para criar texturas e relevos em uma peça de crochê. Para fazê-lo, faça duas correntinhas e insira a agulha em uma correntinha ou ponto anterior. Puxe o fio e faça uma laçada. Puxe o fio novamente, formando duas alças e passe a agulha nas duas alças de uma vez. Depois, puxe o fio novamente, formando mais duas alças e passe a agulha nas duas alças novamente.
 

4. Ponto baixíssimo (pbx)

O ponto baixíssimo é usado para finalizar uma carreira de pontos ou para unir duas partes da peça. Para fazê-lo, insira a agulha no ponto anterior, puxe o fio e passe a agulha nas duas alças de uma vez.
 

5. Ponto fantasia

O ponto fantasia é um ponto decorativo que pode ser feito de diferentes maneiras e combinações. Ele é usado para criar texturas e desenhos em uma peça de crochê. Há uma variedade de pontos fantasia, como o ponto pipoca, ponto arroz, entre outros.
 

6. Ponto de crochê duplo (pcd)

O ponto de crochê duplo é usado para criar superfícies mais grossas e resistentes em uma peça de crochê. Para fazê-lo, faça duas laçadas, insira a agulha no ponto anterior, puxe o fio e passe a agulha nas duas primeiras alças. Puxe o fio novamente, formando mais duas alças, e passe a agulha nas duas últimas alças.

7. Ponto de crochê triplo (pct)

 
O ponto de crochê triplo é um ponto ainda mais alto que o ponto alto. Ele é usado para criar texturas e relevos mais elevados em uma peça de crochê. Para fazê-lo, faça três correntinhas, insira a agulha na quarta correntinha a contar da agulha e siga o mesmo processo do ponto alto, puxando o fio em três laçadas.
 

8. Ponto de crochê tunisiano

O ponto de crochê tunisiano é uma variação do crochê que é feito com uma agulha mais longa e que permite criar peças com texturas e relevos diferentes. Para fazê-lo, faça uma correntinha e insira a agulha na primeira correntinha. Puxe o fio e faça uma laçada, deixando a alça na agulha. Repita esse processo até o final da carreira e depois volte, pegando as alças da carreira anterior.
 

9. Ponto alto triplo (pat)

O ponto alto triplo é um ponto ainda mais alto que o ponto alto e o ponto de crochê triplo. Ele é usado para criar texturas e relevos mais elevados em uma peça de crochê. Para fazê-lo, faça quatro correntinhas, insira a agulha na quinta correntinha a contar da agulha e siga o mesmo processo do ponto alto, puxando o fio em quatro laçadas.
 

10. Ponto baixo duplo (pbd)

O ponto baixo duplo é um ponto mais baixo que o ponto alto duplo, mas mais alto que o ponto baixo. Ele é usado para criar superfícies mais grossas e resistentes em uma peça de crochê. Para fazê-lo, faça duas laçadas, insira a agulha no ponto anterior, puxe o fio e passe a agulha nas duas primeiras alças. Puxe o fio novamente, formando mais uma alça, e passe a agulha nas duas últimas alças.
 

Conclusão

Esses são os 10 pontos básicos de crochê que todo iniciante deve conhecer. Conhecendo esses pontos, você será capaz de criar uma variedade de peças de crochê, desde as mais simples até as mais elaboradas. Lembre-se de praticar bastante e ter paciência para aprimorar suas habilidades. 

No Armarinho São José, você encontra todos os materiais necessários para dar vida aos seus projetos de crochê. Acesse nosso site e confira nossa ampla variedade de produtos para artesãos iniciantes e experientes.

 

Veja Também esse Post, onde selecionamos vídeos para você aprender a fazer crochê do zero, com vídeos de passo a passo! 

Clique aqui


 

0 comentários: