terça-feira, 13 de outubro de 2020

Crochê e Tricô: Casaco e Polainas com fio Mais Bebê Soft

Prepare-se para imagens fortes de fofura! No passo a passo que selecionamos da Círculo, você confere como fazer um lindo Conjunto Infantil com o Fio Mais Bebê Soft

O conjunto mescla técnicas de tricô e crochê e é composto por uma linda blusa e um par de polainas. O modelo veste meninas de aproximadamente 4 anos. 

No Armarinho São José, você encontra lãs e fios especiais para peças infantis. Produtos desenvolvidos especialmente para o conforto dos pequenos. 

Vamos ao passo a passo? 





EXECUÇÃOTamanho: 4 anosAbreviaturas:P.: ponto, pts.: pontos, rep.: repetição, v.: vezes, j.: juntos,   m.: meia, t.: tricô, tric.: tricote ou tricotando, trab.: trabalhe ou trabalhando, mot.: motivos,   aum.: aumente, carr.: carreira, ag.: agulha, dim.: diminuir ou diminuindo, altern.: alternadamente, aprox..: aproximadamente, diag.: diagrama, rep.: repetição ou repetições, rem.: rematar, seg.: seguinte, acomp.: acompanhando, comp.: comprimento.Pontos utilizados no tricô:Cordões de tricô: siga o diag. 1, ponto fantasia (A): siga o diag. 2.Pontos utilizados no crochê:Corr.: correntinha, p.bx.: ponto baixíssimo, p.b.: ponto baixo, p.a.: ponto alto, picô: 3 corr., 1 p.bx., laçando a 1ª corr., ponto fantasia (B): siga o diag. 3, cinto: siga o diag. 4.Amostra:Um quadrado de 10cm em cordões de tricô (diag. 1) na ag. de tricô 4,0mm = 24 pts. x 48 carr..
Execução:Transfira os moldes para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça. Observe as setas no esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho.Casaco – Costas:Use o fio Mais Bebê Soft na cor alfazema e monte 98 pts. na ag. de 4,0mm, inicie a peça pela barra  tric. em cordões de tricô acomp. o diag. 1 os pts. de rep.. À 10cm de comp. dim. em cada lateral à cada 2 carr. 1 p. (8 v.), total de 82 pts.. À 19cm de comp. tric. da seg. maneira: 30 pts. (diag. 1), 22 pts. (diag. 2 – 3 mot.) e 30 pts. (diag. 1). À 35cm de comp. do início rem. todos os pts. e reserve a peça.Frente:Use o fio Mais Bebê Soft na cor alfazema e monte 98 pts. na ag. de 4,0mm, inicie a peça pela barra  tric. em cordões de tricô acomp. o diag. 1 os pts. de rep.. À 10cm de comp. dim. em cada lateral à cada 2 carr. 1 p. (8 v.), total de 82 pts.. À 19cm de comp. tric. da seg. maneira: 30 pts. (diag. 1), 22 pts. (diag. 2 – 3 mot.) e 30 pts. (diag. 1). À 32cm de comp. dê início ao decote, rem. os 24 pts. centrais e tric. sobre os 29 pts. de cada lado separadamente, dim. do lado do decote à cada 2 carr. 3 pts. (1 v.), 2 pts. (1 v.) e 1 p. (v.).  À 35cm de comp. do início rem. os 23 pts. de cada ombro e reserve a peça.Manga:Use o fio Mais Bebê Soft na cor alfazema e monte 40 pts. na ag. de 4,0mm, inicie a peça pelo punho tric. em cordões de tricô acomp. o diag. 1 os pts. de rep.. À 7cm de comp. do início aum. de cada lado à cada 2 carr. 1 p. (12 v.), total 64 pts.. À 27cm de comp. do início rem. todos os pts.. Faça a outra manga igual e reserve-as.Montagem e acabamento:Use a ag. de tapeçaria e o fio Mais Bebê Soft na cor alfazema, feche o ombro esq. (10cm), deixe o ombro dir. aberto para facilitar a execução da gola.Gola:
Levante na ag. de tricô de 4,0mm  ao redor do decote 74 pts. e tric. em cordões de tricô acomp. o diag. 1 e os pts. de rep. por (3cm). Rem. todos os pts., deixando uma sobra do fio de aprox.. (20cm). Transpasse este fio na ag. de tapeçaria feche a gola (3cm) e o ombro dir. (10cm). Feche as laterais (20cm), deixando a abertura das cavas de (15cm). Feche as mangas (27cm) e costure-as ao redor das cavas.
Barra em crochê:
Use a ag. de crochê de 2,0mm e o fio Mais Bebê Soft na cor alfazema, trab. ao redor da barra no p. fantasia (B – 33 mot.), acomp. o diag. 3 e o p. de rep. da 1ª até a 4ª carr.. Observe que a 4ª carr. será trab. em relevo sobre as carr. 2 e 3, e prenda os pts. sobre a base dos pts. da 1ª carr..
Punhos em crochê:Use a ag. de crochê de 2,0mm e o fio Mais Bebê Soft na cor alfazema, trab. ao redor do punho no p. fantasia (B – 7 motivos), acomp. o diag. 3 e o p. de rep. da 1ª até a 4ª carr.. Observe que a 4ª carr. será trab. em relevo sobre as carr. 2 e 3, e prenda os pts. sobre a base dos pts. da 1ª carr..Cinto crochê:
Use a ag. de crochê de 2,0mm e o fio Mais Bebê Soft na cor alfazema, trab. um cordão com 162 corr., sobre este cordão trab. acomp. o diag. 4 e o p. de rep. da 1ª à 2ª carr., trab. em carr. circulares.  Apos o termino prenda o cinto ao redor da cintura com pts. de alinhavos alternados, deixando as laterais posicionadas na frente da peça. Como detalhe sobre cada lateral do cinto prenda 1 botão.
Acabamento decote:Use a ag. de crochê de 2,0mm e o fio Mais Bebê Soft na cor alfazema, trab. ao redor do decote uma carr. de p.b..Polainas :Use o fio Mais Bebê Soft na cor alfazema e monte 48 pts. na ag. de 4,0mm, inicie a peça pela parte inferior  tric. em cordões de tricô acomp. o diag. 1 os pts. de rep. por 6 carr. Ao fazer a última carr. em cordões de tricô aum. 9 pts. altern., total de 57 pts. Prossiga a peça no p. fantasia (A – 7 mot.) acomp. o diag. 2 e os pts. de rep.. À 18cm de comp. do início finalize a peça em cordões de tricô acomp. o diag. 1 e os pts. de rep.. Ao tric. a 1ª carr. dim. 9 pts. alter., total de 57 pts.. À 20cm de comp. do início rem. todos os pts., deixando uma sobra do fio de aprox. 35cm, transpasse este fio na ag. de tapeçaria e feche as laterais da peça (20cm). Faça a outra peça igual.

Artesã: Ateliê Círculo

0 comentários: