quarta-feira, 25 de novembro de 2015

#reciclarepreciso Veja como evitar o desperdício e reduzir a conta de água

Hoje começamos mais uma edição da campanha #reciclarepreciso no Armarinho São José, com o intuito de ressaltar a importância do consumo sustentável. A campanha que traz semanalmente dicas de artesanatos com materiais reciclados, hoje traz também orientações de atitudes para praticar em casa e evitar o desperdício de água.

Com a proximidade da época de férias de verão, é comum o aumento do consumo de água.  Piscinas particulares, banhos mais demorados, lavagens de calçadas, tudo isso faz com que a o desperdício de água tratada aumente e a conta também.


A Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar dá algumas orientações. Segundo dados da entidade, a quantidade de água de uma piscina de 5 mil litros é o suficiente para abastecer um família de quatro pessoas, por 15 dias. Uma dica para quem não dispensa a diversão, é não descartar a água da piscina, pois ela pode ser reaproveitada para lavar o carro, ou calçada por exemplo.

Confira outras dicas da Sanepar:

Para limpar a casa e o carro:

- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
- A água do último enxague do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
- A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
- Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.
Na higiene:
- Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.
- Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

Outras dicas:
- Verifique se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna.

- Se observar vazamento de água na rua, avise a companhia de saneamento da sua região.
Com Informações AEN/PR e Sanepar.
Fotos: Ike Stahlke/Sanepar

0 comentários: