terça-feira, 5 de novembro de 2019

Maxi Cardigã com Fio Veludo Molhado

Uma peça leve, macia e muito confortável. Essa é a proposta do maxi cardigã a seguir, desenvolvido com o Fio Veludo Molhado da Círculo. Em breve, o Armarinho São José terá reposição desse fio, que foi sucesso no último inverno e promete arrasar também no próximo ano. Clique aqui e fique por dentro do setor de Lãs e Fios do Armarinho São José. 
Vamos ao passo a passo?


Materiais
3 botões (2,5×2,5cm); Papel vegetal; Lápis; Tesoura.


EXECUÇÃO
Abreviaturas: p.: ponto, pts.: pontos,  m.: meia, t.: tricô, nov.: novelo,  tric.: tricote, carr.: carreira,  ag.: agulha, v. – vezes,  rem. – rematar, diag. – diagrama.
Ponto utilizado:ponto barra 2/2: siga o diag. 1; Ponto fantasia (A ao E): siga o diag. 2;  Ponto meia: direito em m., avesso em t.; ponto barra 1/1: siga o diag. 3.
Amostra –Um quadrado de 10cm em p. de barra 2/2 na ag. nº 5 = 12 p. x 15 carr..
Execução:Transfira os moldes para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça. Observe as setas no esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho.
Costas –use o fio Veludo Molhado na cor lilás e monte 70 pts. na ag. nº 5 e tric. em p. de barra 2/2 acompanhando o diag. 1 e os pts. de rep. por 4cm. Na carr. seguinte prossiga a peça no p. fantasia acompanhando o diag. 2 de (A ao E) da seguinte maneira: 21 pts. (A), 2 pts. (B), 2 pts. (C), 2 pts. (B), 16 pts. (D), 2 pts. (B), 2 pts. (E), 2 pts. (B)  e 21 pts. (A). À 44cm de comprimento desde o inicio forme as cavas rem. de cada lado a cada  2 carr. 3 pts. (1 v.), 2 pts. (1 v.) e 1 p. (v.), totalizando 58 pts. na ag.. À 60cm de comprimento desde o inicio rem. todos os pts. da ag. e reserve a peça.
Frente esquerda –use o fio Veludo Molhado na cor lilás e monte 50 pts. na ag. nº 5 e tric. em p. de barra 2/2 acompanhando o diag. 1 e os pts. de rep. por 4cm. Na carr. seguinte prossiga a peça no p. fantasia acompanhando o diag. 2 de (A ao E) da seguinte maneira: 22 pts. (A), 2 pts. (B), 2 pts. (C), 2 pts. (B), 2 pts. (C), 2 pts. (B), 16 pts. (D), 2 pts. de borda  (p. meia). Tric. agora da seguinte maneira para formar a cava para o bolso. Do lado direito da peça tric. somente sobre os 22 pts. no p. fantasia (A) por (15cm), deixando os 28 pts. do lado esquerdo da ag. reservados da ag. de gancho para serem trabalhados depois. Após o termino coloque-os na ag. de gancho. Tric.  agora sobre os 28 pts. reservados do lado esquerdo da peça no p. fantasia (B, C, D e p. meia) por (15cm). Após o termino desta etapa coloque os 50 pts. na ag. e dê continuidade à peça no p. fantasia (A ao D) diag. 2. À 44cm de comprimento desde o inicio forme a cava rem.  do lado direito da peça a cada 2 carr. 3 pts. (1 v.), 2 pts. (1 v.) e 1 p. (v.), totalizando 44 pts. na ag.. À 55cm de comprimento desde o inicio  forme o decote rem. do lado esquerdo da peça 20 pts. (1 v.), totalizando na ag. 24 pts.. À 60cm de comprimento desde o inicio rem. todos os pts. da ag. e reserve a peça.
Borda do bolso esquerdo –sobre a abertura do bolso levante 24 pts. na ag. nº 5 e tric. em p. de barra 1/1 acompanhando o diag. e o p. de rep. por 5cm. rem. todos os pts. e costure as laterais da borda na peça em pts. de alinhavo usando a ag. de tapeçaria.
Frente direita–use o fio Veludo Molhado na cor lilás e monte 50 pts. na ag. nº 5 e tric. em p. de barra 2/2 acompanhando o diag. 1 e os pts. de rep. por 4cm. Na carr. seguinte prossiga a peça no p. fantasia acompanhando o diag. 2 de (A ao E) da seguinte maneira: 2 pts. de borda  (p. meia), 16 pts. (D), 2 pts. (B), 2 pts. (E), 2 pts. (B), 2 pts. (E), 2 pts. (B), 22 pts. (A). Tric. agora da seguinte maneira para formar a cava para o bolso. Do lado esquerdo da peça tric. somente sobre os 28 pts. p. fantasia diag. 2 (p. meia B, C e E) por (15cm), deixando os 22 pts. do lado esquerdo da ag. reservados da ag. de gancho para serem trabalhados depois. Após o termino coloque-os na ag. de gancho. Tric.  agora sobre os 22 pts. reservados do lado esquerdo da peça no p. fantasia (A) por (15cm). Após o termino desta etapa coloque os 50 pts. na ag. e dê continuidade à peça no p. fantasia (A, B, D e E) diag. 2. À 44cm de comprimento desde o inicio forme a cava rem.  do lado esquerdo da peça a cada 2 carr. 3 pts. (1 v.), 2 pts. (1 v.) e 1 p. (v.), totalizando 44 pts. na ag.. À 55cm de comprimento desde o inicio  forme o decote rem. do lado direito da peça 20 pts. (1 v.), totalizando na ag. 24 pts.. À 60cm de comprimento desde o inicio rem. todos os pts. da ag. e reserve a peça.
Borda do bolso direito –igual a borda do bolso esquerdo.
Parte interna do bolso –use o fio Veludo Molhado na cor lilás e monte 20 pts. na ag. nº 5 e tric. em p. meia. À 10cm de comprimento desde o inicio rem. o fio. Faça a outra peça igual costure na parte interna do bolso em pts. de alinhavo.
Manga –use o fio Veludo Molhado na cor lilás e monte 38 pts. na ag. nº 5 e tric. em p. de barra 2/2 acompanhando o diag. 1 e os pts. de rep. por 6cm. Na carr. seguinte prossiga a peça no p. fantasia acompanhando o diag. 2 de (A ao E) da seguinte maneira: 5 pts. (A), 2 pts. (B), 2 pts. (C), 2 pts. (B), 16 pts. (D), 2 pts. (B), 2 pts. (E), 2 pts. (B)  e 5 pts. (A). À 42cm de comprimento desde o inicio inicie os arremates para formar as cavas rem. de cada lado a cada  2 carr. 3 pts. (1 v.), 2 pts. (1 v.) e 1 p. (v.), totalizando 26 pts. na ag..  À 52cm de comprimento desde o inicio rem. os 26 pts. restantes da ag.. Faça a outra manga igual e reserve-as.
Gola –use fio Veludo Molhado na cor lilás e monte 54 pts. na ag. nº 5 e tric. em p. de barra 2/2 acompanhando o diag. 1 e os pts. de rep.. À 14cm de comprimento desde o início rem. todos os pts. da ag. e reservar a peça.
Montagem e acabamento– use a ag. de tapeçaria e o fio veludo Molhado na cor lilás e feche as laterais (44cm) deixando a abertura das cavas (16cm.), feche as mangas e costure-as ao redor das cavas e feche os ombros (12cm). Ao redor do decote prenda a gola deixando (6cm) livres de cada parte das frentes direita e esquerda. Na frente esquerda pregue os 3 botões usando o fio Maxxi na cor lilás e ag. para costura de 12mm.
Artesã– Silvana Costa (1804)

0 comentários: